Seja Bem Vindo!
Conheça Projetos e Ações Sociais que estão mudando
vidas em nosso Municipio.

Vice-governador reforça política de assistência social

Posted by Unknown

     O município de Venda Nova do Imigrante já conta com um novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A unidade, que foi inaugurada neste fim de semana pelo vice-governador Givaldo Vieira e pelo secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho, terá capacidade para atendimento sistemático, por ano, de até 750 famílias em situação de vulnerabilidade.
       Também participaram do evento o prefeito Dalton Perim, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Rodrigo Chamoun, prefeitos de municípios vizinhos, vereadores e demais autoridades regionais. A solenidade contou com a apresentação do coral “Encantar”, que tem a participação de alunos do Centro de Convivência do Idoso do município.
     O CRAS é uma unidade pública instalada em áreas de vulnerabilidade social dos municípios, sendo considerada a “porta de entrada” dos usuários à rede de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O atendimento é centralizado na família, por meio dos serviços de proteção social básica, que constitui o principal objetivo do Sistema.
    A proteção social básica prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos que visam a prevenir a violação dos direitos sociais, por meio da acolhida, do fortalecimento da convivência familiar e comunitária; da socialização de famílias e indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade social; do acesso dos usuários aos benefícios de transferência de renda, por meio do cadastro único da assistência social; e do benefício de prestação continuada (BPC), além de benefícios eventuais.
     O vice-governador Givaldo Vieira ressaltou o respeito que o Governo tem com os direitos dos capixabas. “Entregamos aqui uma obra fundamental para a cidade, construída com o recurso de R$ 400.000 repassados pelo Governo para que, em parceria com a Prefeitura, estruturássemos essa obra, apelidada de ‘Casa da Família’, já que tem as premissas de atender com dignidade todos os moradores que necessitem ser assistidos, em camadas de vulnerabilidade social, além de proteger o direito dos capixabas”, salientou.
     Givaldo Vieira ainda anunciou investimentos que a administração fará em Venda Nova do Imigrante. “Em poucos meses o governador Renato Casagrande virá novamente ao município para repassar R$ 230.000,00 para garantir o custeio de equipamentos e para a assistência social, fará a entrega de 14 casas populares e inaugurará mais um Campo Bom de Bola”, completou o vice-governador, também afirmou que no segundo semestre o Governo vai dar início a um conjunto de intervenções com novas ações nos municípios do Estado.
      Para Rodrigo Coelho, a inauguração da unidade mostra que o Estado está no caminho certo na política da assistência. “Fico feliz em inaugurar junto do vice-governador mais esse CRAS, até porque estamos pautando nossas ações no cuidado com as pessoas, na assistência à população que se encontra em situação de vulnerabilidade”.
     Com a inauguração do CRAS de Venda Nova do Imigrante, o Espírito Santo passa a contar com 200 equipamentos públicos da política da assistência. “Vamos aumentar esse número de CRAS no Estado. Queremos o aumento dos equipamentos públicos, mas também não abrimos mão da qualidade dos serviços prestados à população”, ressaltou Coelho.
     Os serviços que serão oferecidos às famílias consistem no apoio e orientação sócio-familiar, por meio do atendimento psicossocial, prestado por assistente social e psicólogo. E ainda oficinas motivacionais de apoio à juventude, a exemplo de música, teatro, dança, pintura e artesanato, bem como a interlocução com a política de trabalho e apoio à arealização de cursos profissionalizantes, ente outros.







Leave a Reply